24/01/2017 12h45 - Atualizado em 24/01/2017 10h48

Acústica News recebe primeira prenda juvenil dos Guapos

Menina foi responsável pela trilha do programa desta segunda-feira (23)
Por: Natália Satler - Foto: Natália Satler/Acústica FM
Acústica News recebe primeira prenda juvenil dos Guapos

O Acústica News desta segunda-feira (23) teve a participação especial de Eduarda Hartwig, primeira prenda juvenil do Grupo Folclórico os Guapos de Camaquã. A menina fez a trilha do programa, declamando poesias tradicionalistas.

Eduarda nasceu dia 23 de maio de 2003, tem 13 anos e é natural do Banhado do Colégio - 10º distrito de Camaquã. Apesar de não pertencer a uma família tradicionalista, a menina ingressou aos oito anos no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rodeio da Tradição. A jovem prenda contou que devido à admiração de sua mãe pelo respeito às tradições que os jovens e crianças do CTG mantêm, foi incentivada a participar do meio tradicionalista.

“Fui ao aniversário do CTG Rodeio da Tradição, vi aquelas crianças dançando e fiquei apaixonada” conta Eduarda. “Fui aos ensaios e depois de alguns anos concorri à Prenda Mirim. Ganhei como primeira prenda mirim do CTG” complementa.

Em determinado momento a moça soube que não poderia concorrer para uma regional, devido à sua data de aniversário, que estava no limite do Regulamento da Ciranda de Prendas Estadual, tendo assim que ceder seu lugar à segunda prenda mirim de seu grupo.

Em junho de 2016 nossa convidada tornou-se residente de Camaquã. Já em setembro do mesmo ano surgiu uma nova oportunidade: ela concorreu à primeira prenda juvenil do CTG Rodeio da Tradição e conquistou o segundo lugar. A menina recebeu vários convites de grupos de dança tradicionalista, mas resolveu optar pelos Guapos, pois já conhecia alguns de seus membros.

Indagada em tom descontraído por nosso apresentador Valério Weege “onde está o seu cavalo?”, Eduarda contou-nos que gosta do animal, porém não tem proximidade devido a um acidente que aconteceu com seu avô durante um passeio. Mas a moça sempre participa dos desfiles da Semana Farroupilha, no caminhão dos Guapos. Ela e sua mãe – sua maior incentivadora – desenham e confeccionam alguns de seus vestidos para suas apresentações.

O News terminou com uma linda poesia declamada pela primeira prenda juvenil, homenageando seus avós. Eduarda Hartwig é um exemplo encantador de amor e dedicação pelas tradições gaúchas.

Deixar um comentário