04/01/2018 13h25 - Atualizado em 05/01/2018 16h10

Meditação sem mistérios

Pode parecer complicado se desligar, mas com essas dicas você irá conseguir
Por: Renata Crespo Fotos: Mayara Farias / Reprodrução
Meditação sem mistérios

Se desligar, desconectar e ficar calmo sem pensar em nada pode parecer impossível para muita gente. Especialmente depois de um período agitado como é o final do ano, repleto de festas, comemorações, férias etc. Mas a convidada do programa Conversa Boa, Juliana Ávila, professora de Ioga deu dicas preciosas para conseguirmos parar por alguns instantes.

Para Juliana, é muito difícil estarmos no momento presente, sempre estamos refletindo sobre o que já passou ou ansiosos em relação ao que está por vir. E isto acaba atrapalhando o nosso desempenho no dia a dia, pois nos tira o foco do que realmente importa, afetando nossa concentração e causando ansiedade. A meditação é um método fácil, que pode ser praticado em qualquer lugar e que auxilia muito na hora de encontrar a serenidade e a concentração.

A professora de Ioga comentou que pode ser praticado em qualquer lugar, e que seguindo estes passos, especialmente durante a manhã, o restante do dia poderá ser encarado de forma mais leve e tranquila:

1 – Busque um lugar tranquilo e calmo;

2 – Sente-se em uma cadeira, ou no chão, sem apoiar as costas;

3 – Coloque as mãos sobre as pernas;

4 – Feche os olhos e busque se concentrar, sem pensar em nada.

Importante: é muito difícil manter os pensamentos quietos, mas o segredo não é não pensar, e sim, não desenvolver aquele pensamento. Ou seja, eles podem até chegar até você, mas não reflita sobre ele. Deixe que vá embora.

No início não há necessidade em se manter por longos períodos assim, pode-se tranquilamente iniciar com 4 ou 5 minutos, e aos poucos ir desenvolvendo a sua capacidade de manter-se meditando ao longo do tempo.

Outra dica que a entrevistada deu é lembrar-se de respirar ao longo do dia, que este ato tão singelo, por si só já uma pequena meditação. Uma respiração tranquila, longa, com inspiração e expiração, ambos pelo nariz, mantendo a boca fechada, é uma ótima maneira de encontrar equilíbrio e tranquilidade.

E aí, vamos respirar?! 

Confira a matéria na íntegra:

Meditação sem mistérios

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