• Repórter 97
    Você colabora com a Acústica FM enviando sua sugestão, solicitação e reivindicação. Você é o repórter da 97. Colabore! Participe. -
Publicado em 14/02/2017

Feira do Produtor Rural Willy Dummer é sinônimo de qualidade

Por: Mayara Farias - Foto: Acústica FM - Mayara Farias

Alimentos saudáveis e de qualidade, essa é a proposta dos produtores da Associação de Produtores Feirantes Willy Dummer. Todas as quartas-feiras e sábados das 7h às 12h, os camaquenses tem a opção de comprar diversos produtos oriundos da agricultura familiar do município.

 

O presidente da associação, Ilson Ostemberg destaca que os produtores não possuem o selo de orgânicos devido ao alto custo que esta certificação exige: “As taxas são caras, é inviável para um pequeno agricultor arcar com estes valores”. Ostemberg garante que os produtos, em sua maioria, são orgânicos: “Os produtores estão muito conscientes quanto ao uso de agrotóxicos e fazem uso em raras exceções, como em ataques de insetos e apenas quando os defensivos naturais não apresentam resultado”.

 

O feirante Willian Cunha, da localidade de Imbira, conta que há cinco anos viu na produção de hortifrutigranjeiros uma opção de diversificação de renda a cultura do fumo. Hoje a comercialização de hortifrúti representa 60% de sua renda: “Agrotóxicos são caros e como não uso, é mais barato produzir”.

 

A professora Adriana Studzinski é cliente fiel da feira: “Vale a pena comprar aqui, são produtos de qualidade e mais saborosos que aqueles que compramos no mercado”. A professora acredita que alimentos provenientes da agricultura familiar, por serem produzidos em menor quantidade, são cultivados com mais cuidado, o que reflete diretamente na qualidade.

 

De acordo com o presidente da feira, o valor dos produtos tem como base o preço praticado pelos mercados, mas é comum os produtores colocarem valores inferiores para atrair os clientes: "Além do preço ser mais acessível, os produtos são mais saudáveis e colhidos no dia anterior a feira”.

 

Os camaquenses encontram uma grande variedade de produtos, como galinhas da colônia, conservas, doces, pães, bolos, geleias, cucas, temperos, bolachas, além de verduras, hortaliças, legumes e frutas. A Feira do Produtor Rural Willy Dummer está localizada na rua Zeca Netto, s/n, próximo ao Posto Cidade.

Deixar um comentário