Blogs

Publicado em 15/05/2018

É fácil conseguir um emprego em Portugal?

Por: Victória Renner

Oi gente bonita, no vídeo/blog dessa semana vou contar para vocês um pouquinho sobre as minhas experiências profissionais aqui em Portugal. Para quem ainda não sabe, eu moro em Porto desde fevereiro de 2016, sou formada em jornalismo e aqui, curso o mestrado em marketing.

Quando cheguei em Portugal achei que seria fácil conseguir um emprego na minha área, ou em alguma área similar, mas não foi bem assim. Logo que cheguei já comecei a enviar currículos por email e pessoalmente, porém quase nunca recebi respostas. Conversei também com alguns amigos sobre isso e as respostas que tive foram as mesmas: é bem difícil conseguir emprego em Portugal. Eles são das áreas de arquitetura, direito, jornalismo, administração, marketing, entre outros.

Algumas áreas aqui têm bastante mercado, como TI, área da estética, educação física. É claro que têm pessoas que conseguem emprego rápido, mas pela experiência que eu tive, funciona muito por indicação e contatos. Quero aproveitar e salientar que estou relatando a minha experiência aqui na cidade do Porto e, pode ser que em alguns outros lugares ou regiões seja mais fácil.

Como não consegui nada na área, trabalhei com vendas em shopping, restaurante, hotel, venda de cartão de crédito, posto de gasolina e, depois de quase dois anos, consegui emprego com gerenciamento de redes sociais. Nesses empregos, é bem difícil conseguir ganhar mais do que um salário mínimo e, em geral, Portugal paga pouco em muitas áreas. Se você tem interesse de vir morar aqui, sugiro que pesquise empregos antes de sair do Brasil, pois tem muitos sites que possuem as vagas de emprego e até mesmo, o Linkedin.

Não quero dizer que é impossível, só quero explicar que não é tão fácil como parece. Mas vale a pena correr atrás dos sonhos. Há relatos de pessoas que conseguem emprego ainda estando no Brasil, ou logo que chegam aqui, mas isso não é regra. Boa sorte :)

Quer ver o vídeo completo sobre o tema? Clique AQUI e confira.

Deixar um comentário